Um comentário rápido, para ser direto, objetivo. Neste ano, o prejudicado foi Vini Jr., de longe o melhor jogador do mundo não só da temporada, mas da atualidade. Mas há anos jogadores que realmente merecem ser premiados são deixados de lado nas premiações.
Quem decide os melhores do mundo da France Football, responsável pelo Ballon d'Or, são jornalistas dos 100 países melhores ranqueados no ranking da FIFA (no caso do feminino, os 50 primeiros). Jornalistas que, na maior parte dos países, há anos atacam Vinicius Jr diante da luta contra o racismo.
Dito isso, não tem como não relacionar o racismo exacerbado presente na Europa, e no mundo inteiro, com essa absurda seleção de melhor do mundo. Aliás, a foto oficial publicada pelo Ballon d'Or anunciando o Real Madrid como melhor time do ano, corta Vinicius Jr.
Impossível não lembrar de 2019
Nós, torcedores do Liverpool, claramente logo lembramos de 2019, quando Virgil van Dijk venceu todos os prêmios de melhor jogador, menos o Ballon d'Or e o FIFA The Best, ambos vencidos por Lionel Messi.
Uma temporada na qual Mohamed Salah foi absurdo, e sequer foi considerado entre os três primeiros. Na qual Virgil van Dijk passou quase a temporada inteira sem sofrer um só drible.
E não vamos ser clubistas, na última temporada NINGUÉM jogou mais que Haaland. "Ah, mas o Messi botou a Copa do Mundo no bolso"... Perdendo pra Arábia Saudita, passando sufoco para a Austrália e só ganhando de Holanda e França nos pênaltis.
Enfim, salvo Lewandowski e Benzema, nos últimos anos esses prêmios não representam a realidade. E resta a nós, amantes do futebol, deixar de dar credibilidade à premiações ridículas como a que vemos hoje sendo entregue para o Rodri.
Comments