top of page
  • Foto do escritorAnthonyel Henrique

De azul para a imortalização do vermelho: Quando o Liverpool se tornou “The Reds”?

Pelo fato de o Liverpool ostentar seu uniforme "all red" atualmente e nas suas principais conquistas, é comum pensar que o time sempre se vestiu assim ao longo de sua história. No entanto, engana-se quem pensa dessa forma.


O Liverpool foi fundado em 15 de março de 1892, como resultado de uma cisão no Everton. Por esse motivo, o clube chegou a vestir azul após sua fundação, assim como faz seu grande rival até os dias atuais, e manteve essa cor por quatro anos.


Primeiro uniforme do Liverpool FC. Foto: Reprodução/LFC

Em setembro de 1896, o Liverpool passou a adotar o vermelho como sua cor principal. Durante longos 68 anos, o clube do condado de Merseyside utilizou uma combinação de camisa vermelha e calção branco, enquanto os meiões variavam entre vermelho, vermelho e preto, e vermelho e branco.

Nesse período, o Liverpool foi comandado por Bill Shankly, o técnico que promoveu diversas inovações e conquistou títulos importantes com os Reds, tornando-se uma figura histórica do clube inglês.


Entre as inovações de Shankly, uma das mais notáveis foi a mudança do uniforme principal para um conjunto completamente vermelho. No dia anterior à uma partida contra o Anderlecht, pela Taça dos Campeões Europeus de 1964/65, Shankly entrou no vestiário e entregou um calção vermelho ao lendário capitão Ronnie Yeats, ordenando que ele o vestisse para que pudesse observar o visual. O técnico ficou encantado com o resultado, dizendo que Yeats parecia mais alto e intimidador.


No dia seguinte, o Liverpool entrou em campo contra o Anderlecht com a agora famosa combinação "all red". A mudança foi um sucesso imediato entre os jogadores e trouxe resultados em campo, com os ingleses derrotando a equipe belga por 3 a 0.


"Quer saber de uma coisa? Essa noite eu joguei em Anfield e, pela primeira vez, havia um brilho ali, como se algo estivesse queimando", comentou Yeats para sua esposa Ness após o jogo.

Apesar da aprovação dos jogadores, o clube não adotou a mudança de forma imediata. Apenas dois anos depois, em 1966, o uniforme completamente vermelho foi oficializado, com Shankly mais uma vez participando de um dos capítulos mais importantes da história do maior clube da Inglaterra.





Comments


bottom of page