Joel Matip, um dos grandes nomes do Liverpool durante a era Klopp, confirmou sua aposentadoria aos 33 anos, na última sexta-feira (11). O zagueiro camaronês defendeu o gigante inglês por oito temporadas, após sua chegada em julho de 2016, vindo do Schalke.
No Liverpool, Matip formou uma parceria icônica na defesa com Virgil van Dijk e consolidou-se como um dos maiores zagueiros da história recente dos Reds, conquistando o topo da Europa e da Inglaterra.
Zagueiro foi multicampeão com o Liverpool
Os melhores momentos do zagueiro pelo clube aconteceram nas temporadas 2018/19 e 2021/22, quando o Liverpool esteve perto de alcançar a tão sonhada quádrupla coroa. Na temporada 2021/22, Matip disputou 43 partidas e foi uma peça essencial na defesa dos Reds, contribuindo diretamente para o sucesso da equipe de Merseyside.
Em 3 de dezembro de 2023, durante uma partida contra o Fulham pela Premier League, Matip sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) e, desde então, nunca mais voltou aos gramados pelos Reds, permanecendo no clube até o término de seu contrato em julho deste ano. Após o fim do vínculo, surgiram rumores de que o Bayer Leverkusen e o Schalke demonstraram interesse em contratá-lo, porém, o jogador optou pela aposentadoria.
Ao longo de quase uma década vestindo a camisa do Liverpool, Matip disputou 201 jogos, marcou 11 gols e deu 6 assistências. Além disso, conquistou títulos importantes, como duas Copas da Liga Inglesa, uma Premier League, uma Champions League, uma Supercopa da UEFA, uma Copa da Inglaterra e o inédito Mundial de Clubes da FIFA em 2019.
Carreira de sucesso pela Alemanha
Antes de brilhar no Liverpool, o camaronês passou 16 anos defendendo o Schalke 04, clube que o formou desde as categorias de base. Pelo time alemão, Matip conquistou uma Copa da Alemanha e uma Supercopa da Alemanha nas temporadas 2010/11 e 2011/12, respectivamente. Ele também passou por SC Weitmar 45 e VfL Bochum, equipes de sua cidade natal, Bochum, onde jogou durante o final dos anos 90 e início dos anos 2000.
Em termos de futebol internacional, apesar de ter nascido na Alemanha, Matip escolheu defender a seleção de Camarões, terra natal de seu pai. Pela seleção camaronesa, disputou 27 partidas e participou das Copas do Mundo de 2010 e 2014, inclusive enfrentando a seleção brasileira.
Até o momento, o ex-jogador ainda não revelou quais serão seus próximos passos. Ele pode escolher uma vida mais tranquila, longe dos holofotes, ou seguir envolvido no futebol, assim como fez seu ex-companheiro de equipe Thiago Alcântara.
No entanto, caso decida continuar no esporte, é pouco provável que tenha envolvimento com a Federação Camaronesa de Futebol, visto que se aposentou da seleção em 2022 e a entidade vive um período conturbado nos bastidores.
Comments