top of page
Foto do escritorAnthonyel Henrique

Joel Matip confirma aposentadoria aos 33 anos e pendura as chuteiras no Liverpool

Joel Matip, um dos grandes nomes do Liverpool durante a era Klopp, confirmou sua aposentadoria aos 33 anos, na última sexta-feira (11). O zagueiro camaronês defendeu o gigante inglês por oito temporadas, após sua chegada em julho de 2016, vindo do Schalke.


Joel Matip se despedindo do clube em Anfield.

No Liverpool, Matip formou uma parceria icônica na defesa com Virgil van Dijk e consolidou-se como um dos maiores zagueiros da história recente dos Reds, conquistando o topo da Europa e da Inglaterra.


Zagueiro foi multicampeão com o Liverpool


Os melhores momentos do zagueiro pelo clube aconteceram nas temporadas 2018/19 e 2021/22, quando o Liverpool esteve perto de alcançar a tão sonhada quádrupla coroa. Na temporada 2021/22, Matip disputou 43 partidas e foi uma peça essencial na defesa dos Reds, contribuindo diretamente para o sucesso da equipe de Merseyside.


Em 3 de dezembro de 2023, durante uma partida contra o Fulham pela Premier League, Matip sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) e, desde então, nunca mais voltou aos gramados pelos Reds, permanecendo no clube até o término de seu contrato em julho deste ano. Após o fim do vínculo, surgiram rumores de que o Bayer Leverkusen e o Schalke demonstraram interesse em contratá-lo, porém, o jogador optou pela aposentadoria.


Ao longo de quase uma década vestindo a camisa do Liverpool, Matip disputou 201 jogos, marcou 11 gols e deu 6 assistências. Além disso, conquistou títulos importantes, como duas Copas da Liga Inglesa, uma Premier League, uma Champions League, uma Supercopa da UEFA, uma Copa da Inglaterra e o inédito Mundial de Clubes da FIFA em 2019.



Carreira de sucesso pela Alemanha


Antes de brilhar no Liverpool, o camaronês passou 16 anos defendendo o Schalke 04, clube que o formou desde as categorias de base. Pelo time alemão, Matip conquistou uma Copa da Alemanha e uma Supercopa da Alemanha nas temporadas 2010/11 e 2011/12, respectivamente. Ele também passou por SC Weitmar 45 e VfL Bochum, equipes de sua cidade natal, Bochum, onde jogou durante o final dos anos 90 e início dos anos 2000.


Em termos de futebol internacional, apesar de ter nascido na Alemanha, Matip escolheu defender a seleção de Camarões, terra natal de seu pai. Pela seleção camaronesa, disputou 27 partidas e participou das Copas do Mundo de 2010 e 2014, inclusive enfrentando a seleção brasileira.


Até o momento, o ex-jogador ainda não revelou quais serão seus próximos passos. Ele pode escolher uma vida mais tranquila, longe dos holofotes, ou seguir envolvido no futebol, assim como fez seu ex-companheiro de equipe Thiago Alcântara.


No entanto, caso decida continuar no esporte, é pouco provável que tenha envolvimento com a Federação Camaronesa de Futebol, visto que se aposentou da seleção em 2022 e a entidade vive um período conturbado nos bastidores.





Comments


bottom of page